A INFALIBILIDADE DA ESCRITURA

A INFALIBILIDADE DA ESCRITURA

A infalibilidade bíblica acompanha necessariamente a inspiração e a unidade da
Escritura. A Bíblia não contém erro algum; ela está correta em tudo o que declara. Visto
que Deus não mente nem erra, e que a Bíblia é a sua palavra, segue-se que tudo que nela
está escrito tem que ser verdade. Jesus disse, “a Escritura não pode ser anulada” (João
10:35), e que “é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei” (Lucas 16:17).
A INFALIBILIDADE da Escritura se refere a uma incapacidade para errar — a Bíblia não
pode errar. INERRÂNCIA, por outro lado, enfatiza que a Bíblia não erra. A primeira faz
alusão ao potencial, enquanto a última se dirige ao real estado de coisas. Estritamente
falando, infalibilidade é a palavra mais forte, e ela acarreta necessariamente a
inerrância, mas algumas vezes as duas são intercambiáveis no uso.


É possível alguém ser falível, mas produzir um texto que esteja livre de erro. Pessoas
que são capazes de cometer enganos, apesar de tudo, não erram constantemente.
Contudo, há aqueles que rejeitam a doutrina da inerrância, mas ao mesmo tempo
desejam afirmar a perfeição de Deus e a Bíblia como a sua palavra, e como resultado,
mantém a impossível posição de que a Bíblia é deveras infalível, mas contendo erros.
Algumas vezes, o que eles querem dizer é que a Bíblia é infalível num sentido, talvez no
que se relaciona às coisas espirituais, enquanto que contém erros em outro sentido,
talvez no que toca aos acontecimentos históricos.
Contudo, as afirmações bíblicas sobre as coisas espirituais estão inseparavelmente
unidas às declarações bíblicas sobre a história, de forma que é impossível afirmar uma
enquanto se rejeita a outra. Por exemplo, ninguém pode separar o que a Escritura diz
sobre a ressurreição como um evento histórico e o que ela diz sobre seu significado
espiritual. Se a ressurreição não aconteceu como a Bíblia diz, o que ela diz sobre seu
significado espiritual não pode ser verdade.
O desafio para aqueles que rejeitam a infalibilidade e a inerrância bíblica é que eles não
têm nenhum princípio epistemológico autorizado pelo qual possam julgar uma parte da
Escritura como sendo acurada e outra não. Visto que a Escritura é a única fonte objetiva
de informação a partir da qual todo o sistema cristão é construído, alguém que considere
qualquer porção ou aspecto da Escritura como falível ou contendo erros deve rejeitar
todo o cristianismo. Novamente, esse é o porquê de não haver um princípio
epistemológico mais alto para julgar uma parte da Escritura como sendo correta e outra
errada.
Não se pode questionar ou rejeitar a autoridade última de um sistema de pensamento e
ainda reivindicar lealdade a ele, visto que a autoridade última em qualquer sistema
define o sistema inteiro. Uma vez que uma pessoa questiona ou rejeita a autoridade
última de um sistema, ele não é mais um adepto dele, pelo contrário, é alguém que adere
ao princípio ou autoridade pelo qual ele questiona ou rejeita a autoridade última do
sistema, a qual acabou de deixar para trás. Ter uma outra autoridade última além da
Escritura é rejeitá-la, visto que a própria Bíblia reivindica infalibilidade e supremacia.
Alguém que rejeita a infalibilidade e a inerrância bíblica assume a posição intelectual de
um incrédulo, e deve prosseguir para defender e justificar sua cosmovisão pessoal
contra os argumentos dos crentes a favor da veracidade da fé cristã.
A confusão permeia o estado psicológico prevalecente no meio teológico de hoje; logo,
é melhor afirmar tanto a infalibilidade como a inerrância bíblica, e explicar o que
queremos dizer com esses termos. Deus é infalível, e visto que a Bíblia é a sua palavra,
ela não pode ter e não contém nenhum erro. Nós afirmamos que a Bíblia é infalível em
todo sentido do termo, e, portanto, ela deve ser também inerrante em todo sentido do
termo. A Bíblia não pode e não contém erros, seja falando de coisas espirituais,
históricas ou de outros assuntos. Ela é correta em tudo o que afirma.

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